8. Anotações ao De Erratis Orontii Finaei

O De erratis Orontii Finaei apresenta a particularidade de ser a única obra de controvérsia que Pedro Nunes deu ao prelo.

Pela conformação mental e pelo veemente desejo de alcançar verdades exatas, o autor do De crepusculis é um sábio cuja mente se situa impessoalmente no objeto que considera e cuja razão se determina pelas relações lógicas que nele descobre. Daí, por um lado, o sentido realista e a necessidade íntima da explicação rigorosa, cuja desenvolução o levou a afastar-se da atitude polemizante e a situar-se para além da propedêutica preventiva do erro; e por outro, o teor magistral das suas exposições e a severa objetividade dos seus raciocínios, mais atentos ao que a coisa é do que ao que parece ou dizem ser.

Por isso, no conjunto da obra de Pedro Nunes, avultam as páginas expositivas, aparecendo as páginas críticas ou refutativas como que marginalmente, à maneira de tropeços que são removidos para melhor se abrir o acesso à verdade, ou a modo de defesa e de justificação de explicações que não foram compreendidas. Estão no primeiro caso as críticas esparsas no De arte atque ratione navigandi e no Libro de Algebra e, como obra pensada com tal finalidade, o De erratis Orontii no segundo, a Defensão do Tratado da ruma ção do globo para a arte de navegar.

O De erratis Orontii Finxi afasta-se, pois, pela construtura, do traçado normal das obras de Pedro Nunes, mas antes de lhe notarmos o conteúdo atentemos, como cumpre, na cronologia e no aspeto tipográfico das edições.

Com a presente edição, o De erratis Orontii foi dado quatro vezes ao prelo, ocorrendo as três edições anteriores no século XVI, duas em vida de Pedro Nunes, em 1546 e 1571, e a terceira postumamente, em 1592.     

1) Edição de 1546:          

Constitui a edição princeps, no tempo, por ser a primeira, na disposição gráfica, por ser a mais perfeita, e no apreço, por ser a melhor e a de maior raridade.

Saiu em Coimbra, na oficina de João de Barreira e João Alvares, com a seguinte disposição:

Frontispício: De erratis ? Orontii Finxi Regii ? Mathematicarum ? Lutetix ?Prof-ifessoris. ?Qui putauit ? inter duas datas lineas, binas me- dias proportionales sub continua proportionel inuenisse, circulum quadrasse, cubum dupli-?casse, multangulum quodcun que rectilineum ?in circulo describendi, artem tradidisse, & longi-itudinis locorum differentias aliter quam per ? eclipses lunares, etiam dato quouis tempore ?manifestas fecisse, PETRI NONII ? Salaciensis Liber vnus. ?Conimbricx. 1 M. D. XLVI ?Ex officina Ioannis Barrerii, ?& loannis Aluari; enquadrado por uma portada gravada que tem ao alto o escudo das armas reais, dos lados figuras e esferas armilares e em baixo uma composição desenhada.

No verso: Quae praeter argumentorum1Orontii confutationes in hoc livro continentur.

Platonis inuentú duobus mediis proportionalibus inueniMis ?& cubo duplicando.

Archimedis demonstratio per quam lucida de ratione circunferenItix ad diamet rum cum vens numeris. Nam qui in libro ipsius ?Archimedis nuper impresso continentur, corrupti s unt.

Qua ratione differentia longitudinis locorum ex motu Lunx sit ? eliciendi.

Definitionum quinti libri elementorum Euclidis explicatio. Horizontalium & Verticalium horologiorú ratio, atque cõstructio. Prxcipuarum tabularum directionum Joannis de Regio monte ?demonstratio, & usus. Página sem número: Petrus Nonius ? Salaciensis ? Ad Lectorem.

Pp. 1-91, segue o texto, dividido como o da presente edição; a página final termina com a Errata sic corrigito, que sucede ao Finis aposto ao termo da obra.

Os exemplares desta edição, que acredita a oficina que a imprimiu, são hoje raros. Rodolfo Guimarães alcançou somente o conhecimento de quatro, existentes respetivamente na Biblioteca Nacional de Paris (Res. V.125), na Sociedade das Ciências de Utrecht, na Biblioteca da Universidade de Utrecht e na Biblioteca Nacional de Roma (Res. 14.12, Q. 34). ? gravura II ? O exemplar de Roma, que utilizamos mediante fotocópia que generosamente nos proporcionou o Sr. Prof. Dr. António de Faria Carneiro Pacheco, ao tempo embaixador junto do Vaticano, a cujas diligências ficamos profundamente agradecidos, pertenceu outrora ao Colégio Romano, como exara a seguinte nota nele aposta: Ex Biblioteca majori Coll. Rom. Societ. Iesu. Donde o poder inferir-se que este mesmo exemplar teria sido do uso de Cristóvão Clávio (1538-1612), que manuseou com assiduidade e vagar todas as obras impressas do nosso insigne cosmógrafo, que frequentemente cita.               

2) Edição de 1571:          

Saiu em Coimbra, da oficina de António de Mariz, e apresenta o seguinte rosto: DE ERRATIS ORON-?TII FINJEI, REGII MATHEMATICA?RVM LVTETUE PRO-?FESSORIS. ? Qui putauit inter duas datas lineas, binas medias propor-ltionales sub continua proportione inuenisse, circu-?lum quadrasse, cubum duplicasse, multangu-?lum quodcun que rectilineum in circulo1 describendi, artem tradidisse, & lon-1 gitudinis loco rum differentias ? aliter quam per eclipses lu- nares, etiã dato quo-?uis tempore manilf estas fecisse.?PETRI NONII Salaciensis ? Liber vnus. ? SECVNDA EDITIO. ? Conimbric j Excudebat Antonius a Marijs. ? Anno. 1571.            

Volume in-fol. de 1 + 56 páginas a duas colunas. O texto reproduz a edição anterior, mas sem esmero gráfico.              

Conservam-se exemplares nas seguintes bibliotecas públicas portuguesas: Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Biblioteca da Ajuda, Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa, Biblioteca Pública de Évora, Biblioteca da Universidade de Coimbra e Livraria do Observatório Astronómico de Lisboa.               

Os exemplares desta edição apresentam normalmente, se não sempre, o número 1 da data de 1571, no frontispício, emendado para 3; donde o poder concluir-se, como já escrevemos nas Anotações ao vol. III (p. 284) destas Obras, que os livros nonianos que António de Mariz imprimiu em 1571, notadamente o De erratis Orontii Finaei, saíram a público dois anos mais tarde, juntamente com os impressos em 1573, pelo que se lhes emendou manualmente o último número desta data.    

3) Edição de 1592:          

Saiu em Basileia, na oficina de Sebastião Henricpetrus, incorporada no segundo volume, que já anteriormente descrevemos (Obras de Pedro Nunes, vol. III, pp. 284-285):     

PETRI NONII ? Salaciensis ? Opera: ? Quae complectuntur primum, ? Dvos libros, in qvorum priore trai ctantur pulcherrima Problemata: ? in altero ? Traduntur ex Mathematicis disciplinis regulae & instrumenta Artis na I vigandi, quibus varia rerum Astronomicarum cpcuvogevoc circa ccelestium corporum motus explorare possumus. ? Deinde, ? Annotationes in Aristotelis problema Mechanicum de Mo- I tu Navigii ex remis: ? item in ? GEORGII PVRBACHII PLANETARVM theo- ? ricas Annotationes, quibus multa hactenus perperam intellecta, ah ? alijsq. prxterita exponuntur. ? eivsdem, de ? ERRATIS ORONTII Liber Vnus. I Postremo, dei Crepvscvlis lib. I, cvm libello ? Allacen de causis Crepusculorum. ? Quae quemadmodum mole exigua videntur, ita virtute ingemtia, ? Lector candide, intelliger.            

Marca do editor: Cum Gratia & Priuil. Cfflsarea Majest. Basilex, I per Sebastianvm ? Henricpetri.           

Na página final (439): Basilea, ? per Sebastianvm ? Henricpetri: ? Anno 1 CD Li XCII, ? Mense Septembri.          


?>
Vamos corrigir esse problema