1. Estado atual do conhecimento da correspondência científica dirigida a João Jacinto de Magalhães

Pela categoria dos signatários e pelo valor intrínseco, é do mais alto interesse histórico-científico a compilação exaustiva do epistolário de João Jacinto de Magalhães (n. em Aveiro, 1722; † em Londres, 1790), que nos últimos vinte anos de vida colaborou nos trabalhos da Sociedade Real de Londres, da qual foi sócio (1774) por proposta de Priestley, Benjamin Franklin, William Jones, Josiah Banks e de William Hunter, e dispendeu uma atividade epistolográfica que faz lembrar as de Marin Mersenne e de Peiresc no «amadorismo» científico e, sobretudo, no sincero desejo de aproximar os cientistas e de lhes dar a conhecer as invenções e descobrimentos recentes.

Ao findar o ano de 1950 possuímos cópia das seguintes cartas que lhe foram dírigidas e que dispomos por ordem cronológica. Dá-las-emos a público e entretanto fazemos votos por que sejam publícadas as cartas cuja existência é conhecida mas cujo texto se ignora, assim como sejam dados a conhecer com alguma particularidade os núcleos de cartas que é de crer se conservem em Inglaterra, França, Holanda, Itália, Alemanha e Rússia, tanto do punho de João Jacinto de Magalhães como do dos seus correspondentes.

A atividade e o renome do nosso insigne compatriota merecem este ato de reconhecimento, tanto mais que viria a traduzir-se em manancial de informes de primeira água acerca da cronologia e da história das invenções e das conceções científicas do último quarteldo século XVIII, especialmente no que respeita à física, à química e à astronomia.

1769 (Junho?). De Messier. Observação em Paris da passagem de Vénus, em 3 de Junho de 1769. Pub.

1770 (29 de Outubro). De Koestner, de Gottingen, enviando as suas dissertações matemáticas e pedindo um quadrante a utilizar com Lichtenberg nas observações que em 1771 tencionavam fazer para determinar a posição de Osnaburg. Inéd.

1770 (17 de Dezembro). Do Abade Bourriot, com o resumo da observação na Califórnia da passagem de Vénus, feita pelo Abade Chiappe. Pub.

1771 (Janeiro). De Messier, sobre um novo cometa. Pub.

1776 (7 de Abril). Do Dr. Wolf, de Dantzig, sobre um retrato de Copérnico. Inéd.

1777 (22 de Agosto). De Brown, anunciando a vinda de Jeaurat a Inglaterra e pedindo a apresentação ao Dr. Honnley (?), de Oxford. Parece ter sido dirigida a Magalhães.

1779 (Dezembro). De Messier, descrevendo o equatorial do Presidente Saron, e dando notícias várias de amigos comuns, entre os quais Ribeiro Sanches. Inéd.

1780 (1 de Fevereiro). De Messier, com a descrição da luneta do Presidente Saron montada numa máquina paraláctica e notícias diversas de amigos comuns. Inéd.

1780 (14 de Dezembro). De De Laiande, pedindo a Magalhães que na sua próxima viagem a Paris lhe traga alguns volumes do Nautical Almanach e das Philosophical Transactions. Inéd.

1781 (12 de Fevereiro). De Marsiglio Landriani, de Milão. De difícil leitura na fotocópia.

1781 (26 de Fevereiro). De Vicq-d'Azir, convidando-o a assistir à sessão pública da Sociedade Real de Medicina de Paris, de 6 de Março de 1781. Inéd.

1781 (26 de Março). De José Monteiro da Rocha, de Coimbra, com recomendações sobre o quadrante e outros instrumentos a construir para o Observatório Astronómico de Coimbra. Inéd.

1781 (26 de Abril). De Rigaud, médico, de Paris, pedindo a entrega ao naturalista Broussonnet de um pacote. Inéd.

1781 (8 de Julho). De Hoffmann, de Estrarburgo, anunciando o regresso de Cagliostro a esta cidade. Inéd.

1781 (15 de Outubro). De Vulliamy, de Londres, relojoeiro da casa real, acusando a recepção do pedido de construção de alguns relógios. Inéd.

1781 (20 de Outubro). De Jeaurat, do Observatório de Paris, dando principalmente notícia do cometa descoberto em Paris por Méchain Inéd.

1781 (?) (s.d.). De Thomas Henry, sobre um processo de impedir a putrefação da água do mar. Pub.

1782 (Agosto e Setembro). De Jerome Allen, de Lisboa, em inglês, pedindo a execução de uns instrumentos para um filho do visconde de Vila Nova de Cerveira, da Marinha de Guerra. Inéd.

1783 (12 de Janeiro). De Messier (?). Notícia sobre cometas recém--descobertos e do relógio de bordo do Presidente Saron. Inéd.

1783 (24 de Janeiro). De Gustav von Engestrom, de Estocolmo, sobre a 2.a edição de An essay towards a sys tem of Mineralogy, de Axel Frederic Cronstedt, que saiu em 1788, com notícias sobre Bergman e sobre os seus próprios trabalhos pessoais. Inéd.

1783 (8 de Abril). Do duque de la Rochefoucauld, pedindo dois livros. Inéd.

1783 (26 de Junho). De Anisson, filho, comunicando ter cumprido certo pedido de Magalhães. Inéd. Tem junto um questionário de Magalhães sobre o novo sistema de impressão logográfica de Anisson, filho, com a resposta deste. Inéd.

1783 (29 de Julho). De Marsilio Landriani, dando variadas notícias científicas e a indicação de publicações recentes. Inéd.

1783 (4/15 de Agosto). De João Alberto Euler, comunicando dentre outras notícias, que Magalhães havia sido votado pensionista da Academia de São Petersburgo, nas condições em que o era Ribeiro Sanches, e observações sobre a estrela Algol. Inéd.

1783 (3 de Outubro). De Messier. Descreve o estado físico de Ribeiro Sanches pouco antes do falecimento e dá notícias de amigos comuns. Inéd.

1783 (4 de Outubro). De C. Benyowsky, com a expressão de afetos pessoais. Inéd.

1783 (28 de Outubro). De Volta, dando notícias pessoais, do aparecimento do Dizionario de Chimica di ... Pietre Giuseppe Macquer ... tradotto dal francese da Giovanni Antonio Scopoli, e dos juízos que lhe suscitou a ascensão de Montgolfier. Pub.

1783 (s.d.). De Edward Pigott, sobre a descoberta de um cometa, observado em Nova Iorque. Pub.

1784 (1 de Abrjl). De Achard, de Berlim, pedindo elementos para o tratado botânico, económico e físico do tabaco, em que estava trabalhando. Inéd.

1784 (18 de Maio). De Herschel, comunicando uma observação que interpretava como vulsão da Lua. Inéd.

1784 (24 de Maio). De Van Marum; participa que Magalhães havia sido eleito sócio da Sociedade Holandesa das Ciências, e dá notícias sobre a teoria de Crawford acerca do calor, de um telescópio acromático e do próximo acabamento de uma máquina elétrica por Cuthbertson. Inéd.

1784 (20 de Agosto). De Le Roy, de Paris, com notícias sobre «o furor dos balões» que havia em França e sobre outros assuntos. Inéd.

1784 (21 de Agosto). De Charles Konig, de Mannheim, pedindo para intervir junto de Ramsden, construtor de aparelhos, que não dava notícias de um instrumento de passagens que lhe havia encomendado. Inéd.

1784 (30 de Novembro). De Anisson, filho, exprimindo a sua opimao acerca da Introduction à la Logographie, de Henri Johnson, e dando esclarecimento sobre o seu novo prelo. Inéd.

1785 (Janeiro ?). De Guémadene, acusando a recepção da encomenda de «flint» e dando notícias pessoais. Inéd.

1785 (Janeiro ?). De Montucla, junta à carta anterior, com notícias pessoais. Inéd.

1785 (Abril). De Boscovich, De leitura impossível na fotocópia.

1785 (26 de Setembro). De J. Alb. Euler, de São Petersburgo, acusando a receção de uns escritos e dando notícia de observações astronómicas feitas na Rússia. Inéd.

1785 (22 de Outubro). De J. Bernouilli, dando noticias pessoais e acerca da impressão de um livro sobre a índia, sobre a qual envia uma lista de publicações que desejava obter. Inéd.


?>
Vamos corrigir esse problema