1. Estado atual do conhecimento da correspondência científica dirigida a João Jacinto de Magalhães

1786 (30 de Abril). Do P," Ruggiero Gius. Boscovich, de Milão, recomendando o P.e Oriani, astrónomo de Milão, que se dirigia a Londres e anunciando o envio dos 5 tomos das suas obras de ótica e de astronomia. Inéd.

1786 (2 de Junho). De J. F. da Fonseca, acusando a receção de várias encomendas, entre elas a de um cronómetro para o Dr. Franzini. Inéd.

1786 (25 de Julho). De Pingré, a propósito da publicação da sua Cométographie ou Traité historique et théorique des Cometes, e dosexemplares que havia enviado para Inglaterra. Inéd.

1786 (14 de Setembro). De Méchain, acusando a recepção de vanas publicações inglesas, pedindo que intervenha junto de Maskelyne para que este lhe proporcione conhecimento de umas Tábuas da Lua e dando notícias de académicos, de trabalhos da Academia das Ciências de Paris e de novos instrumentos do Observatório Astronómico de Paris. Inéd.

1786 (6/17 de Novembro). De Rumousky, de São Petersburgo, com os resultados da sua observação da passagem de Mercúrio em 23 de Abril- 23 de Maio. A parte científica foi lida na Sociedade Real de Londres em sessão de 21 de Dezembro de 1786.

1787 (2 de Abril). De r. Iugen House, de Viena de Áustria, com notícias pessoais, de interesse histórico-científico. Inéd.

1787 (27 de Abril). De Le Roy, de Paris, apresentando Sniadecki, professor de matemáticas em Cracóvia, e pedindo notícias científicas. Inéd.

1787 (7 de Julho). Do Chevalier de Chateaubourg, com notícias pessoais e pedindo informes acerca da camara obscura existente em Greenwich, Inéd.

1787 (8 de Setembro). De Mercy Argenteau, de Paris, a propósito de um cronómetro e da melhor maneira dele lhe chegar às mãos. Inéd.

1788 (2 de Fevereiro). De Messier, de Paris, com um pedido e notícias várias, notadamente acerca do «beau et grand Equatorial que vous avez fait executer pour l'académie de Lisbonne». Inéd,

1788 (4 de Fevereiro). De José Espinosa, de Madrid, pedindo a opinião de Magalhães sobre instrumentos e cartas necessárias à expedição que se projectava para elaborar a carta das costas da América. Inéd.

1788 (10 de Abril). De D. Garrelon, prior de Molesme, de Tonerre, pedindo lhe proporcione «Ilint»: tem junto uma carta de De Guémadene dando informes acerca de D. Garrelon. Inéd.

1788 (13 de Julho). Do conde (?) de Cassini, recomendando um jovem artífice que se queria especializar na Inglaterra. Inéd.

1789 (27 de Janeiro). De Van Marum, de Harlem, sobre a encomenda de um microscópio. Inéd,

1789 (30 de Abril). De Lavoisier, de Paris, apresentando o Presidente de Vírly. Conhecida, mas talvez inédita.

1789 (20 de Fevereiro). Do marquês de Turgot, de Paris, encomendando uma objetiva acromática. Inéd.

1789 (6 de Novembro). De Gaetano Del-Ricco, das Escolas Pias de Florença, pedindo um quadrante e as publicações de Magalhães. Inéd.

Sem data:

Do conde de Bruhl (de Londres?, 22 de Maio) manifestando urgência na construção de um instrumento que encomendara. Inéd.

De Herrensohneider, de Estrasburgo (18 de Junho), com perguntas acerca de alguns instrumentos. Inéd.

De Levêque, sobre o octante de Magalhães e acerca de outros instrumentos de bordo. Inéd.


?>
Vamos corrigir esse problema