I. As invasões dos bárbaros e a ruína das instituições escolares romanas. Compilações didáticas dos séculos V e VI

Cassiodoro (c. 470-562?), concorreu também para a transmissão de conhecimentos clássicos, mormente com o De artibus ac diciplinis liberalium littera rum, de escassa originalidade, pois repete Boécio, mas considerável pela larga divulgação que alcançou.

Prisciano, de Cesareia, na Mauritânia, e que ensinou pelos fins do século V e princípios do VI, redigiu uma exposição sistemática da gramática latina, em dezoito livros, a que deu o título Institutio de arte grammatica. Esta obra, que nas escolas medievais será estudada em seguimento às Ars minor e Ars maior de Elio Donato, atingiu ainda o ensino dos primeiros tempos do Renascimento.

Os conhecimentos que estas compilações transmitiram procediam de Roma, no respeitante às disciplinas literárias do «trívio», e da cultura helenística, quanto às disciplinas científicas do «quadrívio», mas a função ilustrativa e formativa do pensar e da respetiva expressão, que tinham nas escolas do Império, foi subordinada às exigências ético-religiosas e ao objetivo da formação eclesiástica. Com serem sucintos e áridos, estes escritos prestaram o serviço didático de pôr ao alcance de principiantes alguns conhecimentos fundamentais, além de estabelecerem as bases e o fundo do estudo medieval das «artes». Baseados no pressuposto de que o conhecimento da palavra traz consigo o da coisa que ela designa, estes manuais concorreram ainda, culturalmente, para despertar o gosto pela erudição enciclopédica, característico da atividade literária dos séculos VII, VIII e IX e que incitou a pena de Santo Isidoro de Sevilha (570-636), autor dos Originum seu Etymologiarum libri XX; de Beda o Venerável (672/673-735), de fecunda atividade histórica, didática e informativa, e de Rabão Mauro (784-856), discípulo de Alcuíno, que no De rerum naturis continuou e alargou as Etimologias do bispo hispalense. Nestas compilações enciclopédicas não se estabeleciam quaisquer fronteiras entre as diversas ciências e os diferentes ramos de conhecimentos, pois assentavam na conceção da Filosofia como saber do que é possível alcançar e à qual Alcuíno deu esta expressiva definição: «Naturarum inquisitio, rerum humanarum divinarunque cognitio quantum homini possibile est aestimare».


?>
Vamos corrigir esse problema