Segunda Parte - que compreende os anos que discorrem desde meados do de 1537 até fim do de 1540 (I)

«Fazem Memorias delle Nicol. Anton. Biblioth. Hisp. tom. I, pag. 32 col. 2 = Figueroa, Catalogo dos Professores Conimbricenses, pag. 1; o mesmo no Catalogo dos Reytores da Universidade.»

Do ms. Biografias de Lentes Conimbricensis. Faculdade Theologica. Catalogo dos Lentes de Prima, pp. 1-4, existente na nossa livraria.   

Este ms. pertenceu ao Dr. António Nunes de Carvalho, e ultimamente ao Dr. Jaime Moniz, em cujo Catalogo da Biblioteca que pertenceu ao falecido Conselheiro..., Lisboa, 1922, pp. 451, nº  2633, se encontra descrito.             

[ XXI ]                                                                                                                                                     (§ 53)

A provisão de 18 de Agosto de 1539 encontra-se pub. pelo Dr. M. Brandão no vol. I dos Documentos de D. João III, p. 168; e o alvará de 19 de Julho de 1541, nas pp. 44-45 do vol. II desta obra.      

[ XXII ]                                                                                                                                                   (§ 54)

SOBRE OS ESCRITOS DE FR. FRANCISCO DE MONÇON

Sousa Viterbo, na cit. memória sobre a Litteratura hespanhola em Portugal, pp. 332-337, descreveu nos seguintes termos os escritos de Fr. Fr. de Monçon:           

«a) Libro pri / mero dl espejo dei pricipe christi / ano: que trata como se ha dcriar / vn principe o nifio generoso des / de su tierna niriez cõ todos los / exercicios y virtudes que le con/ uienen hasta ser varon perfecto / contiene muy singulares doctri / nas morales y apazibles. / con preuillegio real. / M.D.Xliiij.         

«Este titulo acha-se dentro de uma portada, suspensa por duas cariatides assentes sobre duas esphinges. Na parte superior ha uma lapide, em que se lê Mvsis dicatum. No centro da parte inferior da portada tem a Fenix cercada de uma fita com a inscripção Nunc revivisco.     

«A inscripção final é d'este theor:          

«A gloria de dios y de su bêdita ma/ dre ia virgen Maria nuestra seflora se acabo el libro prime- / ro dei perfecto principe christiano aguora nueuamête / hecho por el doctor Frãcisco de Monçon cappelã / y predicador             dei serenisimo rey don Iuã de Por / tugal tercero deste nombre Cathedratico de / sancta teologia en la vniuersidad de Coim / bra fue visto y examinado por los reue / rendos padres deputados dela sã- / cta inquisicion fue impreso en lis/ boa ê casa de Luis Rodriguez / librero delrey nuestro se hor / acabosse a los xxviij di / as dei mes de Julio de / M.D.xl.iiij ahos.    

«No verso do frontispicio, um escudo de armas portuguezas, com o timbre do dragão sobre uma vizeira. A folha immediata e seu verso contém a Memoria de los yerros. Na outra vem a Tabla dos capitulos, que, além d'esta, occupa mais tres paginas. Até aqui sem numeração.        

«Fl. 1, Prologo primero, até verso da fl. 2;          

«Fl. 3, Prologo següdo, até verso da fl. 5;           

«Fl. 5, verso, no fim, Prologo tercero, até fl. 7; 

«Fl. 7, verso, Capitulo primero, e segue até fl. cxci (191). «Exemplar da Biblioteca da Ajuda [Raros, 50-XII-17].

«Ribeiro dos Santos (Memorias de Litteratura, t. VIII, p. 102), referindo-se às edições lisboetas do seculo XVI, attribue o Espejo dei Princepe ao anno de 1545.  

«b) Libro primero dei espejo dei / Principe Christiano, compuesto y / nueuamente reuisto, y muy èmen / dado, con nueua composicion, y/ mucha addicion: por el doctor Frã / cisco de Monçon, cuya leccion es / muy prouechosa a todo genero de personas discretas, aunque sean pre- / dicadores y cortesanos, por las mu- / chas y sabias sentencias, y muy fa- / mosos y illustres exemplos que / ponen: adõde con varia leccion / y erudicion se cõtiene vna / perfecta doctrina mo / ral Christiana. / Esta aprouado por el Sancto officio, y por el / reuerendissimo se flor el Arçobispo / de Lisboa. / Impresso em casa de Antonio gonçaluez / impressor dei illustrissimo y reueren/ dissimo se flor don Jorge Arco- / bispo de Lisboa. Este titulo dentro de tarja gravada. Na tarja inferior: Aos 30 de junho M.D.LXXI, o que não está em harmonia com a subscripção final, que é: Acabose esta segunda Impression deste primero libro dei Espejo dei Principe Christiano, enmèdado y ahadido, o por / mejor dezir, otra vez nueuamente compuesto por su mismo Au- / thor, a gloria de Dios nuestro Sehor, y de su bendita ma- / dre. En casa de Antonio Gonçalues Impressor de / libros en la Cibdad de Lisboa aios 20 de Julio, De 1571 Afíos. 

«1 vol. folio, a 2 col., 226 fls. numeradas pela frente.    

No verso do frontispicio a approvação de Fr. Bartholomeu Ferreira: "Ly con advertencia este Liuro primeiro do Espelho do Princepe Christião [sid, por cõmissão do serenissimo Cardeal Iffante inquisidor mór. Achey nelle muyta & varia erudiçam, & nenhüa cousa contra a Fee & bõs costumes; & a meu juyso a liçam do Liuro f ara grande proueito a Republica; & será seruiço de Deos & do Reyno comunicarse & impremirse obra tam docta & tam vniuersal".

«Segue-se: "Epistola dedicatoria ai muy alto y muy poderoso serior Rey don Sebastian primero deste nombre, zelador de ia Fe, Rey de Portugal y de los Algarues etc.: Por su predicador y capellan, el doctor Francisco de Monçon Canonigo magistral en ia Sancta See y Yglesia Metropolitana de Lisboa: Sobre ia correpcion y addicion, o por mejor dezir nueua composicion dei primero libro del espejo dei Principe Christiano", 2 pags. inn. Vem depois a Tabla dei libro e errata, 8 pags. inn., e em seguida o "Prologo primeiro [sic] dirigido ai muy alto y muy poderosos setior zelador dela Fe Christiana, elRey don Iohan tercero deste nõbre, Rey de Portugal y de los Algarues, sefior de Guinea, y de la conquista y nauegacion dela Ethiopia, Arabia, Persia y India. Por su capellan y predicador el doctor Francisco de Monçon, Cathedratico de Theologia en su insigne Vniuersidad de Coimbra".

«Exemplares da Bibliotheca Nacional de Lisboa e Bibliotheca da Ajuda.

«O titulo d'esta obra dá claramente a entender que Francisco de Monçon a continuaria. Elle mesmo chega a referir-se a um segundo livro. Fallando da invenção do xadrez, escreve: "aunque se tiene que fue mas antigua inuenciõ de vn Philosopho, segun 4 el segúdo Libro dei Principe Christiano haze mencion" (cap. 37, folio 87 v). Quer-nos parecer, porém, que esta segunda parte não se chegou a publicar: pelo menos ainda não lhe achamos rasto. Declara o auctor que foi na velhice, por certo nos ocios da sua conesia lisbonense, que elle reviu o seu livro.


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