Um manuscrito de Manuel de Faria Severim?

Permittio, que o Marquez de Castello Rodrigo, largasse a Commenda mayor de Alcantara, para se lhe dar em Portugal igual satisfaçam em muitas Commendas de Christo: E que o Duque de Villa hermosa, alcançasse hum grande numero dellas; para q. houvesse, só com a vacancia destes dous Homens, hum grande numero de Commendas com que poder premiar aos Leaes, que estaõ servindo.

Permittio, que vagassem quaze todos os Bispados, e Arcebispados do Reyno, e que em Roma os nam quizessem provêr, para com os fructos delles, se poder mais facilmente sustentar a defençam do Reino, e serem pagos os Soldados.

Permittio, que em Roma intentasse o Embaixador de Castella afrontar ao de Portugal, para que sahindo o Castelhano fugindo, e com a reputaçam perdida, dezamparasse a vista de todo o Mundo, a mesma Corte de Roma; acrescentandose grandemente com isto, a reputaçam do nosso Embaixador, e do Reino de Portugal.

Permittio, que no tempo da Acclamaçam, Ceüta, e Tangere ficassem com Castella; por nos nam dar naquella occaziam mayor gasto de Dinheiro, e Gente; e se accrescentasse a Castella esta despeza, e cuidado.

Permittio, que quaze a quarta parte de Castella fossem Portuguezes; e que depois da Acclamaçaõ, padecessem lá tantas vexaçoens, q. muitos d'elles se tornassem a Portugal; com que, Castella perdeu muita gente, e Portugal a ficou ganhando, assim em numero, como em riqueza com dinheiro, que de la trouxeram.


?>
Vamos corrigir esse problema