Cartas de José da Cunha Brochado ao Conde de Viana, D.S José de Meneses (1705-1710)

fora material, q hü letrado de meyas sempre com a razam da p. esquerda. Naõ [sei] aonde vou dar comigo; digo pois, S.r, q os assentistas desconfiaõ; mas tudo se hade compor, queira D. q seja a tempo de haver q. pague, e a q.se pague. Estes dias tem cahido diluvios de agoa, e he só o q cahe em abundancia; leya V. Ex.ªcom paciencia estas regras desordenadas, poreq me faltou hoje o homem, q me escreve, por naõ dizer Secret.°, e fico sempre como devo aos pés de V. Ex.ª D.S' G. a V. Ex.ª m. a. Lx.' 7 de Jan.- de 1708.

XVII

Ex. snr. Ainda o corr.° naõ chegou p.a nos trazer as novas, q esperamos da saude mais convalescida de V. Ex.ª' As tom. de agoa, e vento afeadas de rayos e trovoens tem sido taõ gr.d, e taõ continuadas, q naõ sei como o Tejo naõ tem alagado Lx.a, ou Lx.a, naõ tem hido a povoar o Tejo. As ruas despedradas, os homens famintos tudo naufraga; e só a Rib., e o assougue estaõ secos, e enxutos. Queira D. q aqui parem as iras do céo em vingança das nossas culpas.

Naõ tem chegado o Paquebot do Norte, nem daqui tem partido outro há mais de hu mez, porq os ventos o naõ tem deixado sahir, e assim naõ tem o Norte ninhua comunicaçam com o Sul; naõ sabemos dos projetos da liga, nem ella tem a consolaçam de saber dos nossos.

Oiço q estaõ feitas as ordenãças p.a os exercitos, e q as está revendo o Conde do Rio Gr. em auzencia de Diogo Luiz. Eu suponho q esta obra está perfeita, e bem copiada dos arestos estrang., q tem aparecido sobre a materia; o ponto hé q se apliquem bem p.a q senaõ troquem as receitas, será hua gr." desconsolaçam p.a os padecentes. Dizem q o Marq. de Front.está nomeado, ou ao menos requerido p.a governar o Exercito novo na campanha proxima. Tudo fara bem feito, como se espera de hu fidalgo de suas prendas, e valor.

Os officiais subalternos naõ sei q. sejaõ, porem deve de havellos, e m. bons como convem p.a hua acçam, em q tanto nos vai p.a a nossa segurança, ou p.a a nossa gloria. Mi destes dias tomou juram.to o Conde de Aveiras diante de Smg.e p.a o cargo de Reg." da caza da Suplicaçam ", e eu beijei a mam a Smg.e pella m.", q fez de hua cap.a de 300$ reis de renda ao Secret.° das mercez, e assinatura B de Sousa Mexia. Ora, meu S.r, desejamos a V. Ex.ª com todas as forças necess. p.a se restituir a esta Cid., aonde todos o amaõ, e o suspiraõ; p.a mim em qualq.' p. el V. Ex.ª' esteja, se estiver com saude, estará bem, e eu a seos pés com a Obed., e amor q devo. D. g. a V. Ex.ª' m." a.' Lx.' 14 de Jan.- de 1708.

XVIII

Ex snr. Receby a carta, q V. Ex.ª me fez favor de escrever em 16 de Jan, e tambem receby a outra q V. Ex.ª' continuando a mesma bond. me escreveo em 9 do mesmo mez, q chegou no corr.° passado depois de eu me ter dado a honra de responder a V. Ex.ª Nesta carta achei a nova da molestia de V. Ex.ª' p.  fluxam dos olhos; porem como V. Ex.ª' nesta 2.a carta naõ repete esta queixa, infiro com gr. confiança do meu gosto, q está V. Ex.ª livre desta indispoziçam. D.concerve a V. Ex.ª livre de similhante achaque e huns olhos vem mais q os outros, tenhaõ mais este privilegio da natureza.

Chegou o Paquebot, mas com tanta dilaçam, q naõ trouxe nova de gr importancia. O nosso Embax.  partio p.a Holanda em 5 de Dez.°, aonde chegaria com feliz viagem, q he o mayor socorro, q queremos esperar do Céo, do mar, e do vento.

Em Londres naõ há mais, q haver respondido o Parlam. á pratica da R.a com aq. demonstraçoens aparentes de submissam, e amor, de q no tint.- saõ m. liberaes aq.Parlamentarios ".

Esta reposta já hé feita com a uniam dos dois Parlam.tos, como V. Ex.ª' verá na copia junta, q vai acompanhada de alguas gazetas, e folhetos, q me mandou D.S Luiz  e Fr. de Souza, q naõ hé necess.°, q V. Ex.ª me torne a mandar. Galloay vem por Embax.- da sua R.'; veremos agora se revestido de novo caracter, hé mais ditoso nos combates do Cabinete, do q o tem sido nos discursos da Campanha. Combatendo com os nossos inimigos perdeo hü braço  e temo q negociando connosco perca o juizo, e a paciencia. Naõ se fala nestas cartas nos socorros de Catalunha, e menos na passagem do Principe Eugenio, q hé o nosso capacete; mas ainda naõ era tempo de se poder saber, nem tomar esta resoluçam. Os Holandezes, e Inglezes bem quizeraõ naõ cortar o seo Exercito de Flandres, e concervar naq' Paiz todas as suas forsas; assim convem à defensa p. de Holanda, e á gloria do Gen. Inglez, e assim com gr.de dificuld.  haõ de fazer hü destacam. sem certa esperança de haa poderosa diversam, principalm." desconfiando da costumada lentidam dos Princepes do Imperio; porem hé necess.° q se resolvaõ a fazer guerra ofensiva em Hespanha, se querem ver o fim dos seos trabalhos, e lograr o equilibrio q dezejaõ. Isto naõ depende som. da vontade intrepida dos Inglezes, mas hé percizo q tambem o mar, e o vento estejaõ do mesmo partido, e tomem os mesmos intereces. Tudo isto parece q nos he indiferente, porq naõ oiço falar em coiza alguã, q soe a guerra. Dizem q se cuida em dilinear, e dispor hua ponte p.a o dezembarque da nova R.a, e q sobre o sitio, e forma estaõ devididos os discursos. A caza da India faz a passagem mais escura, a entrada pello Forte hé mais clara, ainda q mais curta, e de mayor rodeyo p.a a Cap.a . Tambem a fabrica do novo Jardim hé materia de g.da especulaçam, assim pela estreiteza do sitio, como porei a elevaçam de novos arcos pode tirar a luz a algüas cazas daq.'e quarto, e sobre hüas e outras obras teve o Conde de Aveiras hüa gr.da conferencia com Smagf 4 D.' g."; queira D.'q4 se escolha o milhor.

No corr.° passado escrevi a V. Ex.ª q El Rey fizera m.a B. de Souza de hüa cap.a de 300$ [reis] de renda, e agora, direi a V. Ex.ª o q entam lhe naõ escrevi. Chegou a nova da morte do Correg. de Tomar, e com ella a da vacatura desta Cap.a No dia seg. por hü avizo, q me deraõ, falei ao S. Marq de Alegrete pellas 7 horas da manham pedindo lhe o seo favor p.a alcançar a m. da d. Cap.a, e me respondeo sinceram." o q bastou p. entender, q estava com toda a dispoziçam a meo favor. Disseme q falasse logo a El Rey; assim o fiz, e o d.  S.r me ouvio com benignid.e, e respondeo com demonstraçam de me querer fazer aq.la graça; porg me mandou fazer logo a peta., e q a entregasse logo a B. de Souza. Voltei a caza do Secreta, contei lhe a minha dilig.a, e respondeome q El Rey lhe tinha dado a mesma Cap.a na noite antecedente; deilhe os parabens, e os agradecim. do desengano. O S.' Marq. de Alegrete me mandou dizer, q naõ soubera daq.le despacho, e assim foi. O certo hé, q B.- de Souza tem a m. desta Cap., e cedeo de 100$ [reis] de tença; tudo hé bem empregado nelle, porq- tem bom coraçam, e hé bem inclinado, e em recompensa deste meu prejuizo me segura hü bom despacho na 1.a vagante dos providos. V. Ex.ª' fazme tanta m., q me hade perdoar o tomarlhe o tempo com a inutil leitura desta minha mizeravel historia. Eu recebo estes contratempos com hüa constancia desprezadora das irregularid. da fortuna, como q. poem a bemaventurança deste mundo na imperturbaçam do animo, e do esp.° Continue me V. Ex.ª' a honra de sua graça concervando-me a seos pés. D. g. a V. Ex.ª' m. a. Lx.' 21 de Janeiro de 1708.

XIX

Ex.mo S. Ainda o Corto nos naõ trouxe as boas novas, q esperamos da saude de V. Ex.ª, de q o Sr Conde da Ericeira nos deo mais seguras confirmaçoens, e como se crê mais depreça o q se dezeja mais, todos os q amaõ a V. Ex.ª, q saõ todos, e estimaõ estas noticias com singular alvoroço.

As agoas de Condexa devem de ser milagrosas, e de excelentes virtudes, tomara eu baptizarme nellas, ao menos q.d° V. Ex.ª' se recolher a esta Cid. façame m. de trazer hü bom provim. em garrafas; porq prefiro os seos efeitos ao milhor vinho de Champanha. Pouco adiantadas vaõ as nossas coizas, mas sahiraõ alguns coroneis de Cavalaria, e Infantaria, q antes se chamavaõ ten. generais, e de Campo; tambem me dizem, q sahiraõ p.a os terços ou Regim.alguns maiores, q antes eraõ Sarg. mayores, e com gloriozo invento se mudou o j-latino em y-grego.


?>
Vamos corrigir esse problema