Cartas de José da Cunha Brochado ao Conde de Viana, D.S José de Meneses (1705-1710)

Hé necess.° buscar neste cazo hu matar, q naõ seja morrer. Aquelle lugar hé mais da faz., q da guerra, serve menos p.a as batarias, q p.a as fundiçoens, mas tudo teria meyo, se as peças naõ fizessem mais ruido q.do se provaõ no caes do do carvam, q q.do se disparaõ nas Campanhas do Alentejo. Hü valente de Coimbra, q veyo de Salvaterra oferecerse ao S.' Infante p.a seo trinchante nocturno, sahio hu destes dias a enforçar m. contra sua vontade: querendo resistir no Oratorio no dia antes pedio peçonha p.a tomar depois de fazer dois atos de contriçam. Gr. honra faz este varam á sua patria, e a faria á nossa Just., se mais cedo houvesse de ter com ella esta mesma rezoluçam. Ora meu S.r naõ hé possivel dar a V. Ex.ª por mais tempo a penitencia de ler hüa má letra. Fico como sempre ás ordens de V. Ex.ª D.' G.de a V. Ex.ª' m.a. Lx. 3 de Março de 1708.

XXV

Ex. Snr. Recebo a carta de 5 de Março, q V. Ex.ª me fez a honra de escrever, e como naõ se repete a continuaçam da nova queixa fico entendendo, q o Ceo se lastima de nôs em querer concervar a precioza saude de V. Ex.ª' com razam dis V. Ex.ª, q os Paquebots nunca satisfazem as ancias, com q se esperaõ, mas os q se intereçaõ em desfigurar as coizas sempre achaõ nelles a sua conta. Tornamos a esperar outros Paquebots, q nos trarão pouco mais de hua concluzam de preparativos, e nesta revoluçam de coizas poucas, e de esperanças de leis, se entretem o nosso engano ledo, e cego, q a nossa desgraça nos deixa durar m. Bom será q nos venha algú socorro de Inglaterra, porem oiço q  interiorm.  se desconfia de q elle venha. Tudo se arma contra nôs, e athe o tempo se poem da p. de nossos inimigos prohibindonos a comunicaçam com nossos Alliados, e o Paquebot, q havia de partir há 15 dias carregado de suplicas, e de lastimas, ainda naõ sahio da barra; veja agora V. Ex.ª' como nos haõ de ouvir, e responder os Inglezes, q ainda em comercio mais frequente fizeraõ sempre p.a nôs ouvidos de mercador.

O mez de Março vai caminhando com passos de gigante, e hé só q. caminha depreça na nossa Cort; com q brevem. nos acharemos na Primavera com hü exercito dobrado, e governado por officiais lampinhos. Elles naõ podem errar por faltas de ordenanças militares, porq já sahirão a publico impressas em gr.volume, e formoza letra; naõ duvido, q V. Ex.ª tenha hua copia; eu a naõ remeto, porei a naõ daõ, nem a vendem, e forão todas em depozito p.a a Secretaria, donde emanaraõ; dizem-me q trataõ a materia com m.ta miudeza, e q em gr.de p. saõ traduzidas de alguns arestos francezes, e espanhoes, q tem aparecido sobre a materia; porq  em França naõ ha corpo perfeito de similhante obra; o ponto hé, q haja dinh.r° p.a matar a fome aos Soldados, q hé o mayor inimigo, q elles tem q vencer.

Naõ sei se os Holandezes continuaõ com os pagam., porq como este dinh. tem diferente aplicaçam naõ sahe á luz no mapa das consignaçoens da guerra, nem já oiço queixar dos Holandezes; por onde entendo, q ou tem pago, ou prometem acodir a nossos empenhos nas despezas de taõ glorioza, como delicada negociaçam, de q foi encarregado o Conde de Villarmayor ; e o q eu descubrir sobre esta materia porei na prezença de V. Ex.ª'

Como se proveraõ alguns postos socedeo q os excluidos ficaraõ extremam.queixosos, e entre elles hü Ant.° de Saldanha, q ou com menos modestia, ou com mais dor fala com m. liberd. nos defeitos do seo proximo, outros fazem deixaçam de postos, q em principio de campanha deixaõ desairoza a just.de suas pertençoens. Diogo Luiz Rib. passou p.a administrador da Artilharia do Reyno, dandose milhor com S.ta Barbora em Lx.a q com S. Jorge, ou S. Tiago no Alentejo, Gr. pena hade ter o Conde de Tarouca de q se esqueçaõ delle na nomeaçam de Generais p.a o nosso exercito; mas este fidalgo com generoza paciencia nem se queixa, nem se inculca. Naõ falei estes dias com pessoa algúa, q me confirmasse a nova de estar feito Sarg.'o mor de Batalha do partido de Lx.a o Sr Conde da Ericeira,q ainda q hé falto de vista atina em tudo q.t° obra, e naõ se lhe conhece este defeito, porq athe nos olhos tem entendim.t° Leve V. Ex.ª boa vida, e concerve na sua graça, e no abrigo da sua protecçam a q.m como eu vive na Obed., e na resignaçam da vontade de V. Ex.ª D. G. a V. Ex.ª' m.' a. Lx. 10 de Março de 1708.

 

JOAQUIM DE CARVALHO


?>
Vamos corrigir esse problema