Angel Losada, Juan Gines de Sepulveda através de su «Epistolario» y nuevos documentos. Ed.s do Consejo Superior de Investigaciones Científicas,Madrid, 1949, 1 vol. de 618 págs.

Livro fundamentalmente biobibliográfico, de copiosa informação inédita. Sem embargo da sua estrutura e finalidade, importam à História da Filosofia as notícias que o A. coligiu (cap. XVI) acerca da atividade de Gines de Sepúlveda como tradutor de Aristóteles (Parvi Naturales (1522); De ortu et interitu (1523); De mundo (1523); Libri meteororum (1529); Politica (1548), e De moribus (perdido)) e de Alexandre de Afrodísia (Commentaria in duodecim Aristotelis libros de prima Philosophia, 1527).

O A. não se ocupa, nem lhe cumpria ocupar-se do argumento contra a autenticidade dos livros XIII e XIV da Metafísica de Aristóteles, baseado na circunstância de Gines de Sepúlveda haver publicado somente os comentários aos primeiros doze livros, mas proporciona o conhecimento do facto de crítica externa de maior significado, traduzindo o seguinte passo da Biblioteca (III , pág. 74) de António Possevino, que reproduzimos por dizer respeito a Pedro da Fonseca, o Aristóteles Conimbricense: «nadie que yo sepa ha publicado hasta ahora los comentários manuscritos de Alejandro a los libros 13 y 14 de la Metafísica, de Aristóteles. Conozco dos ejemplares de ellos, uno que tiene mi amigo Pedro Fonseca y otro en poder de Federico Pendasio, catedrático de Filosofia en el Colegio de Bolonia, que ha hecho algunas correcciones en su ejemplar, ahora en mi poder. No es probable que estos comentários sean originales del Afrodiense, pues autores como Francisco Patricio y Antonio Scayno los atrubuyen a Alejandro Egeo o Miguel de Efeso» (p. 280).


?>
Vamos corrigir esse problema