Dois textos de Joaquim de Carvalho, estudante de 11 e de 12 anos

FÍSICA RECREATIVA

MOEDA FURADA COM UMA AGULHA

Introduz-se uma agulha de coser numa rolha de cortiça de modo que a agulha atravesse a rolha em todo o comprimento, e a ponta mal se veja de fora, quebrando-se com um alicate a parte da agulha que ainda ficar fora da rolha. Coloca-se uma moeda de 5 réis sobre uma mesa e, sobre a moeda, assenta-se a ponta da agulha, batendo depois, com um martelo, uma pancada forte sobre a rolha. A agulha atravessará a moeda sem se partir.

Esta experiência, bastante curiosa, fizemo-la nós há dias com excelente resultado.

AS MINHAS FÉRIAS

Tenho empregado o desejado tempo de férias em deitar papagaios e, de vez em quando, dar o meu passeio pela minha quinta, onde se passa realmente momentos agradáveis porque, sendo esta rodeada de arvoredos e silveiras, é a verdadeira habitação de diversas aves que povoam esta região encantadora, e nos deliciam com os diversos trinados com os quais naturalmente, umas às outras se compreendem. A vida dos campos é realmente trabalhosa e rude mas, contudo, os indivíduos que nela se empregam são robustos e saudáveis, o que nem sempre sucede a quem se dedica a trabalhos intelectuais. Isto, certamente, é devido ao ar puro que se respira no campo e aos contínuos movimentos que são obrigados a fazer no seu rústico trabalho.

Tenho diligenciado, examinando as silveiras e as árvores, ver se descubro algum ninho, mas as cautelosas avezinhas, de tal modo os escondem às vistas humanas, que nem um tenho descoberto o que, em parte, me desgosta e, por outro lado, estimo, pois poderia eu ser tentado a tirar algum, e depois certamente teria remorsos de ter causado mal às inocentes avezinhas.


?>
Vamos corrigir esse problema