7. °- Do final da Pro Aristotle Responsio

I. Com a defesa dos Segundos Analíticos termina a apologia do Organon, não tendo sido discutido, portanto, o valor dos Elencos Sofísticos.

Gouveia, porém, antes de concluir, não quer deixar sem resposta a opinião de Ramo sobre a ilegitimidade dos 3.° e 7.° modos do silogismo, atribuídos aos Estoicos e que Cícero, nos Topica, expõe.

Gouveia, defende a legitimidade do 3.° modo, convindo, relativamente ao 7.°, em que, de facto, «é falso e capcioso». Não o seguiremos nesta longa exposição, porquanto este assunto será estudado no seu lugar próprio: na teoria do silogismo de Gouveia. A Pro Aristotele Responsio termina pela defesa da Metafísica de Aristóteles, resumindo de per si cada um dos XIV Livros que a constituem, confessando o seu autor nas últimas palavras, o desejo de que Ramo a leia «com tanto cuidado, como eu, como vês, li o teu livro (Aristotelicae  animadversiones), e que não despreze alguma utilidade que dela possa colher. Foi o intuito de manter o espírito dos novos no estudo do filósofo, donde procuraste afastá-los, e não a inveja, que decidiu o meu procedimento».


?>
Vamos corrigir esse problema