Joseph Moreau, L'Univers leibnizien. Paris e Lyon, 1956, ed. Emmanuel Vitte. Da coleção «Problèmes et Doctrines». Vol. de 256 págs.

As monografias do pensamento filosófico podem valer pela exatidão e alcance da informação, pela profundidade e extensão das análises e correlações, e ainda pela clareza e vigor das sínteses.

Pertence a esta última categoria este livro do Prof. Moreau. Nutrido no conhecimento profundo e minucioso dos escritos de Leibniz, o filósofo de Bordéus, que mantém com personalidade e vigor a tradição que Hamelin e André Darbon instituíram no ensino bordelês da História da Filosofia, repensou com fidelidade e largueza de vistas o pensamento leibniziano, assim na génese e na constituição da problemática como na estrutura e desenvolução das soluções.

O volume abre com uma introdução sobre a «Origem e caracteres da filosofia de Leibniz», e divide-se em três partes, dedicadas respetivamente à filosofia da juventude de Leibniz», «aos instrumentos de elaboração», lógicos e científicos, que o génio leibniziano concebeu, notadamente a característica universal, o cálculo infinitesimal e os princípios da dinâmica, e à «síntese final», em ordem à conciliação dos dados científicos com as exigências metafísicas e ético-religiosas. Orientado para o essencial, o Prof. Moreau deixou deliberadamente de lado o que lhe pareceu secundário e circunstancial, dando o devido e compreensivo relevo ao que baliza a marcha do pensamento de Leibniz e lhe configura estruturalmente as conceções, designadamente o sentido do monadismo, do dinamismo, das verdades necessárias e contingentes, da razão suficiente, da essência e da existência, do otimismo e do finalismo. A ordenação das matérias e a clareza e densidade dos juízos impõem este livro magistral como a melhor e mais prestante introdução ao estudo da vasta e complexa obra de Leibniz.


?>
Vamos corrigir esse problema