Cartas de José da Cunha Brochado ao Conde de Viana, D.S José de Meneses (1705-1710)

Hüa noite destas achou a Just.' hü P. Loyo vestido de secular, q sahio do seo Conv. carregado de Pasquins contra o Nuncio , em q o fazia traidor, e incitava ao pôvo a se levantar contra elle: naõ sei agora a satisfaçam, q isto hade ter, porei naõ faltaõ Senhores g.d, q a torto, e a direito favorecem o partido deste religioso. El Rey N. S.' despachou a B.— de Sousa Mexia com

300$ R.' de renda em tença, ou bens de Cap.' com hua vida mais nos mesmos bens, e nos mais 4 temda Coroa e Ordens  Tambem oiço, 4q daõ a Diogo de Mendonça as casas do confiscado Alvaro de Nicolau Nog.", e naõ sei outra coiza, em q entreter a curioziD.se de V. Ex.ª nas solidoens de Condeixa, aonde V. Ex.ª' acompanhado da sua imaginaçam, e da sua afabiliD.se recebe os rusticos obzequios de pes paizanos inocentes.

Espero milhores novas da saude de V. Ex.ª' q D.S augmente, e G.por largos an. Lx.a 12 de Nov.° de 1707.

XI

Ex. Snr. Se eu houver de julgar da saude de V. Ex.ª pella força das expressoens, p.a valentia do discurso desta carta q V. Ex.ª' foi servido escreverme em 21 de Nov.°, terei por certo, q goza de hua dispoziçam constante, com hu temperam. imperturbavel: espero em D.S q se naõ engane a minha indicaçam.

Chegou o Paquebot depois de haver tardado 50 dias, e naõ trouxe coiza relevante, mais q as ordinarias, e repetidas augmentaçoens de tropas p.a enganar os Alliados pequenos, e p.a entreter o povo ignorante, de cuja nova nos faz Fr. de Souza o anniversario. D.S Luiz da Cunha me escreve duas regras dizendome q naõ mandava carta a V. Ex.ª por naõ ter ainda em Londres o seo Secretf, q veyo a Posthmut à conducçam dos cavalos. Elle me diz q o sitio de Lerida, estava levantado, e q o Duq de Orleans fora batido p.° Marq das Minas; mas esta nova me escreveo com tanta duvida q eu me naõ atrevi a publicalla, sendo q pella Secretaria de Estado sahio como certa . Estimara q assim tivera sucedido p.a desasombrar a El Rey Carlos 3.°, e guardar as nossas poizadas.

S. Mag. com tudo naõ deixa de dar as ordens necess." p.a entrar em campanha de boa hora. Já baixaraõ aos trez Estados as novas reformaçoens da jerarchia militar . Já lá vaõ os Governadores das Prov.", e os partidos, q nellas havia; naõ hade haver mais q ha gen., ha Exercito, e hüa Ley, como hade suceder antes do dia do Juizo, segundo as nossas profecias. Hé escuzado referir a V. Ex.ª este novo catecismo da nossa guerra, porei- alem de ser gr.de, e miudo, brevem. sahira impresso, e o mandarei a V. Ex.ª' Poderá ser, q nesta mudança de nomes consista o nosso melhoram." de fortuna, porq os 1. estariaõ encantados, ou venenosos.

O Exercito de Alentejo se hade compor de 14 mil Infantes, e de 4 mil cavalos, e a este resp.t° as mais Prov.- e p•a sahirem mais brilhantes se fez ha assento de 24 mil vestidos a 8500 reis cada hu, q importa 500 mil cruzados, de q logo se hade pagar a 3.° p. athe 2ª f.em q parte o Paquebot.

Eu naõ aconselhara a El Rei esta despeza, por q não hé daq.'", q saõ essencialm." necess." p.° o efeito da campanha. Este adorno de librez começou verdadeiram.em luxo, e continuou em comercio, assin pella utilidaD.se publica no consumo dos panos, como pello interece p., q nestas compras, tem os coroneis dos Regim. e milhor fora fortificar os estomagos, q cubrirlhes os corpos; hüa cazaca de pano de varas com hüa charpa de murram sahe m.° bem a hü soldado, q naõ quer fugir; enfim teremos hua campanla luzida, e reformadas as nossas tropas em disciplina, e em ventura naõ só emendaremos os erros proximam. passados, mas havemos de merecer a restauraçam dos progressos antigos. D.S sobretudo.

Por este Paquebot vieraõ cartas do Conde de Villarmayor escritas de Plimut; a viagem foi de 39 dias com m.tom. e perigos, mas nelles esteve a sua salvaçam, porq' a tardança o livrou do encontro dos inimigos. Tambem vieraõ novas de q o Almirante Chouel se perdera na entrada do Canal no rochedo das Sorlingas, e com elle o navio Princepe Jorge, e a Associaçam , q todos trez teriaõ mais de dois mil homens de equipagem com m.oficiais passageiros: esta nova sobre as outras perdas, hade ser de grande consternaçam ao povo de Londres, e hade dar gr. agitação ao seo Parlan. El Rey Carlos perdeo pouco na desgraça deste gr.de homem, porei elle hia gravem. seo inimigo com gr. queixas da sua corte, e mayores ainda do procedim." dos Alemaens na empreza de Toulon, de q naõ tenho noticia individual; e de tudo nos informaraõ os Paquebots seg.

El Rey N. S. com a sua costumada pieD.s naõ deixa de obrigar a D.' por atos mais agradaveis á sua mizericordia, e trabalha com gr. fervor ao estabelecim." do Conv." do Louriçal , e hü destes dias baixou hü decreto ao Cons.°, em q S. Mag. mandou se assentasse nos Almoxarifados seis mil cruzados por anno p.a sustentaçam deq. boas religiozas, e q emq. naõ coubesse seria paga a D.ta soma pella sua consinaçam reyal, q já começa a padecer em novos.

O despacho de B. de Souza Mexia consiste em 300 mil reis em tença, ou bens de Cap. com 2. vida. Tambem houve mais despachos a min., q mereceraõ a mesma protecçam.Eu pedi a propriedade do Off.° de Escrivam dos Armazaens p. a renunciar, e q costuma valer 5, ou 6 mil cruzados; mas naõ sahi deferido, m. a contentam.t° da Just. dag. Senhores, sem emb.° de q devi gr cuid.° ao S. Maril de Marialva. Tenha V. Ex. saude, q hé o q importa. D. G. a V. Ex. m. a. Lx. 25 de Nov.° de 1707.    

XII

Ex. S. Agradeço a V. Ex. o favor desta sua carta, e noto q a valentia do sinal mostra bem, q V. Ex. anda aos coelhos, e q suposto q os naõ mate com vont., creyo q os mata com força. Hu religioso por nome Fr. Bento de Sá me disse q V. Ex. havia de ter gr. milhoria nessa vila p. liberdade, de q gozava na campanha; porq andava, ou podia andar com o seo gabam de burel, e com huns chinellos nos pés. Perdoe V. Ex. a expressam, q hé do frade, e foi a 1. vez q escrevi esta palavra, como fiel relator desta boa nova. Se V. Ex. toma esta moda mandará, q. vier, pentear a cabeleira a caza do S. Marq. de Alegrete, e engomar a volta pena sua engomad. Ora meu S., sofra V. Ex. esta pequena digressam com aq. costumada paciencia, com q ouve os meus disparates respeitozos. Tomara ver livre a V. Ex.desses escarros de sangue; o q corre pellas veyas de V. Ex. bem se manifesta nas suas acçoens, naõ hé necess.° q se fassa ver no prato.

Chegou outro Paquebot, mas taõ esteril como o antecedente, porei naõ traz malas de Holanda: dis q a R. fõra á abertura do Parlam.t°, e chamando os Comuns á caza dos Senhores lhes fizera hüa forte pratica, q V. Ex.' verá com esta  Este hé o 1. passo daq. ceremonial. Naõ duvido q dem todo o dinh.r°, q a R. pedir, porq o partido da Corte hé o dominante; mas a dificuld. de levantar, e comprar tropas naõ se supre com dinhe., e Alemanha já não produz aq. infinito n.° de gente, q podia dar na guerra passada, e q deo no principio desta guerra.

O Conde de Villarmayor ainda ficava em Londres com gr. despeza, e hé esta incrivel pella gr. familia q tem da 1., e da 2. meza. A minha profecia sobre a sua chegada a Viena, vai sendo certa, e queira D. q erre nas outras. Naõ oiço já falar em guerra, e parece q estes Senhores se contentaõ com a reforma; tomara eu q a houvera nas maximas, e naõ nos nomes. Tenha V. Ex. a saude q lhe des.° q della depende a minha paz, e fico sempre aos pés de V. Ex., q D.g.m. Lx. 10 de Dez. de 1707.

XIII

Ex. S. Procuro as boas novas q des.° da saude de V. Ex., e quizera desculpar esta desconfiança reprezentando a V. Ex., q naõ há homem no mundo, q mais se interece na vida de V. Ex., e em todos os instantes reconheço o q ella hé necess. ao mizeravel destino deste Reyno.

Ouvi q V. Ex. passava p.a Cantanhede, porem como naõ tenho certeza desta mudança ainda escrevo a V. Ex. e essa V. de Condexa, digo a esse Lugar, e pudera chamarlhe corte mais celebre pellas lagrimas, q hoje nos cauza, pellas agoas, q por ella correm. Naõ temos novas do Norte, nem ellas seriaõ de gr. consideraçam, porq. a distribuiçam de quarteis de Inverno, o augm.t° de tropas, e os projectos velhos de hua paz dissimulada hé hü Catecismo, ou hü ripanso de todos os Invernos. Torna a sahir da Corte, q o Marq. das Minas atacara o exercito inimigo, q o derrotara, e q ficara morto o Duq de Baruic. Dizia aqui hu taful, eu q jogo, e perco algúa conta lhe acho; estamos certos em q a 15 de Jan." havemos de ter em campanha os 14 mil homens, e 4 mil cavalos, porem ainda naõ estaõ certas, nem rematadas as consignaçoens destinadas p.o pagamen.'° dos soldados, e p. a despeza da Campanha; se as nossas tropas vivem da gloria, q adquirem pouca falta les fará a grossaria do pam de muniçam. Já se imprimio o decreto da nova reforma", e eu o remeto a V. Ex.' de letra de mam; V. Ex. antes o quizera impresso; e perdoe V. Ex. lhe diga, q nisto se engana, porq nem tudo o q está em letra redonda se hade cumprir. Este papel tem alguas implicancias; mas hé inutil o reparo. Esperase com toda a preça p  consentim dos Bispos, e dos Prelados p.a o lançam» da decima ecleziastica, q como hé socorro da Igr.a, servirá de agoa benta p.a exorcismar o demonio dos Castelhanos. Eu naõ duvido, q Smg.q D. g.' tenha bastantes meyos p.a fazer a campanha proxima; mas naõ creyo q se achem homens em Portugal, q possaõ adiantar o dinh.r° ao termo vencido das consignaçoens. Esta materia naõ me toca mais q como a h ü homem do povo, e assim falo nella sem instrucçam, e poderá ser, q no gabinete tudo esteja cortado pella medida dos nossos intereces. O S. Marq. de Marialva passou esta semana no seo monte, e naõ sei se veyo hoje a render o Marq. de Alegrete, q tinha ficado no Paço tomando sobre seos ombros a pezada cruz dos nossos pecados. Ainda naõ sabemos qual hade ser o Gen.al do nosso exercito; quizera q fosse algü Sansam, ou algü Macabeu, e assistido do Braço Divino fassa gloriozas conquistas p.a o Reyno de D. Perdoe V. Ex.ª q lhe escreva hüa carta sem coiza digna da sua atençam; mas q culpa tenho eu, se o tempo me naõ fornece mayor material! Naõ me prive V. Ex.ª da honra de obedecerlhe. D. g. a V. Ex.ªm.s a.s Lx.a 17 de Dez.o de 1707.

XIV        


?>
Vamos corrigir esse problema