Segunda Parte - que compreende os anos que discorrem desde princípios do de 1548 até o de 1551 (III - tomo II)

Praticando, no caso de ele vir à sala grande ouvir algum ato, acerca de como se agasalharia e do modo do assento que se lhe faria, foi deliberado que o reitor ordenasse o que melhor lhe parecesse.

Eis em resumo o que se assentou no conselho-mor de 2 de Outubro de 1550. Mas porque a ata desse conselho oferece muita curiosidade, aqui a apresentamos copiada ipsis verbis do volume I dos Conselhos, relativo aos anos de 1545-1551, existente no Arquivo da Universidade de Coimbra:

«O modo-q se tera no Recibimf° delRei nosso S.»

«Aos dous dias doctubro de j bc lta (1550) anos na cidade de Coinbra na salla grande dos paços delRei nosso.S.°r sendo hi presente o frei Dj° de murça rector e os doctores lentes, deputados, e cõselheiros, e ofiçiaes de toda a vniversidade juntos en cõselho pleno, e cõselho fazendo segundo seu costume, logo elle Rector propos como EIRei nosso.S.°r vinha a esta çidade e q se sospeitaua vir juntamte cõ a Reinha e cõ o prinçipe, e q pa tamanha vinda era neçesareo praticar se o como a vniversidade o sairia a Reçeber se a pee se acavallo e donde, e os autos e exerçicios q nas escollas se lhe deuiã fazer e vindo a ouvir algum auto na salla q maneira se tera no gasalhado e asento de suas altezas e q mais mostras se lhe deuiã de fazer p sua alteza ver quam bem empregado tem seus pensamen nesta sua vniversidade. asetouse da maneira seguinte acordouse q o Reçebim se fizese acavallo e q todos os lentes e ofiçiaes e generosos e pas da vniversidade q puderê acõpanhê a elle Rector acavallo e q ao çençeiral q esta abaixo de são martinho se apeê e todos per sua ordê e antiguidade beigé a mão a suas altezas, e q todos torné a cavalgar e juntam.venhã acõpanhãdo a suas altezas ate o apousentar e dahi tornè cõ elle Rector ate sua pousada.

 praticouse mais se neste Reçibim.t° se hiriam cõ algua diferença de vistido se cada hun como milhor pudese e acordouse q todos os doctores e mestres fosem cõ suas insinias, e do vistido cada hum como milhor pudese.

praticouse q vindo sua alteza as escollas se seria milhor inaçio de moraes, a quê he encomédada a oraçaõ do Recebim. fazerlha logo en chegando na salla ou ouvir p'meiro as liçoês dos doctores de pma, e por auer nisso algua diferêça se asentou q ficase a võtade e elleiçaõ de sua alteza.

 tambem se praticou, vindo sua alteza a ouvir algús autos a salla como se agasalharia e q modo de asento se lhe faria e foi tudo cometido a elle Rector q o ordenase como milhor pareçese.»

Destas deliberações informou o reitor a el-rei por carta que lhe dirigiu, à qual teve em resposta a que passamos a transcrever da original, que se conserva (fol. 334) no Livro 1? das Provisões, existente no Arquivo da Universidade de Coimbra:            

«Padre Reitor (. eu elRey vos emuio muito saudar (. vj a carta que me escreuestes é Reposta da que uos mandej sobre minha Ida a essa çidade de cojmbra, e muito me aprouue de toda a Vniuersidade ter delia tanto aluoroço e contentamento como dizeis (. E quanto ao que praticastes em comselho sobre o Recebimento que me a Vniuersydade ha de fazer em que dizeis que huüs foraõ de pareçer que venhaes a pee e outros que acavallo. polias Rezões que me escreuestes que de huã parte e da outra se apomtaaraõ e que foj asemtado que o dito Recebimento se faça acauallo e não a pee, por se vemçer por mais votos (. pareçeme bem que seja acavallo como foy asemtado.(. e asy se fara

E do que mais dizeis que foy asemtado em comselho que o dya que eu for aas escollas geeraes seja Reçebido com huã oração é latym na salla gramde a quale oraçaõ estaa jaa êcomendada a mestre macio de moraés e que na dita salla estaa jaa feito huü cadafalso ê que eu estarej asétado e que acabada a oraçaõ poderej ouuir os lemtes, que estarão esperando é suas cadejras. (. E asy asentastes que querendo eu outro dya tornar aas escollas ouujrej huã desputa em theologia que faraa dom sancho de noronha E que aallem de todos estes autos temdes aparilhados outros muytos que se faraõ em todas as faculdades, e averaa tambem huü doctoramento em leix e huii exsame privado é canones e liçoés e Repitiçoês e conclusoés e posto que eu não estee presète a todos estes autos estarão a elles os prelados e desembarguadores e letrados que os ouvyraõ e me daraõ Relaçaõ delles e asy averaa cada dia desputa aa minha mesa. (. E que no collegio das artes mandastes aparelhar huã comeedya com huã oraçaõ pera quando eu a elle for (. Tudo me pareçe assy muito bemda maneyra que estaa asemtado e o temdes ordenado. (. Folguey de me fazerdes saber todas estas cousas amtes de minha Ida e vollo agradeço e tenho em seruiço. E sobre o curso das artes vos tenho jaa Respondido que ey por bem que se não faça por este antío e fique pera o Aníío que vem como jaa deveis de ter visto por minhas cartas (. Johaõ de seixas a fez na batalha ao primeiro dia de nour° de 1550 — Manuel da costa a fez screpver.

REY

Resposta ao padre Reitor da Vniuersidade de cojmbra.»

No dia 4 de Novembro houve novo conselho, no qual foi lida esta carta e se assentou que no dia 6 pela uma hora da tarde se reunissem todos os doutores, lentes, oficiais e mais pessoas da Universidade nos Paços das Escolas e que daí acompanhassem o reitor e fossem até ao lugar de S. Martinho, onde haviam de receber sua alteza.   

No dia 5, por mandado do reitor, foi o escrivão do Conselho Diogo de Azevedo com certos apontamentos sobre o recebimento encontrar-se com el-rei e assentar definitivamente nalgumas particularidades. A conferência do escrivão do Conselho com o monarca realizou-se em Condeixa. Ordenou el-rei que a Universidade o fosse receber a cavalo, que o beijar da mão fosse a pé, que durante a oração que se lhe havia de fazer na Universidade os lentes estivessem em pé, disse que nos outros autos ele os mandaria sentar, e que quando fosse aos gerais leriam sentados com os barretes fora.               

A curiosidade do assunto nos leva a copiar as próprias palavras com que o escrivão do Conselho narrou estes factos no referido volume I dos Conselhos:          

«Aos quatro de novembro de j bc lta (1550) na salla grande dos paços delRei nosso.S.°T. sendo hi presente o padre frei dj° de murça Rector e os doctores lentes deputados e cõselheiros juntos e chamados a cõselho e cõselho fazendo segumdo seu costume logo eu scripvaõ por mandado delle Rector lij hua carta q sua alteza lhe mandaua en Reposta de outra q lhe screuera en q lhe Respondia como queria q o Reçebese a vniversidade q he acauallo asi como estaua per ella asentado, e asi lhe respondia os mais exerçiçios el nas escollas se auiam de fazer, q he como estaua asentado agradeçendolhe e tendolhe em seruiço avisallo do q na vniversidade estaua acordado.   

sobre isto se praticou, atee onde sairia a vniversidade a Reçeber a sua alteza e asentouse 4 todos os doctores lentes e deputados e oficiaes e p.as da vniversidade q poderem se ajuntem nestes paços quinta fr a a hua ora acavallo pa acõpanharê o Rector e viraõ os doctores cõ suas insinias e hirão atee sam martinho onde ande Receber sua alteza.               

 o modo e ordem q no dito Recebima) se ade ter asentaraõ q fose como jaa estava asentado, e asi no fazer da oraçaõ e ler das liçoés.          

 no dito cõselho se praticou q auia mujtas cousas das faculdades q seria neçesareo praticarêse pa saber se he necesareo pedirse algua cousa a sua alteza sobrisso e asi algús previllegios e graças em fauor da vniversidade e da feira delia, e dos caseiros, e doutras semelhantes cousas e asentou-se q os catredaticos de prima e não sendo presentes os de vespora é seu lugar se ajuntem e pratiquê sobreisso e faram ajuntar suas faculdades e o q se deua derrequerer a sua alteza, e o dito.S.°r Rector mandou a todos os lentes da faculdade q sopena prestiti juram' sendo chamados por seus decanos vam a se ajuntar onde elles ordenaré pa praticarê sobre o açima dito.             


?>
Vamos corrigir esse problema